sábado, 28 de novembro de 2009

Memórias Primárias e Secundárias

Os tipos de memória são diferenciados basicamente por três factores:
1-Custo
2-Velocidade
3-Capacidade
Esses três factores variam de acordo com a classificação: primária, secundária e terciária
Armazenamento primário é o mais caro e que possui maior velocidade. O factor custo é o que limita sua capacidade a um nível menor. O armazenamento secundário, por sua vez, tem menor custo e menor velocidade. Seu custo possibilita um uso em maior escala.
O armazenamento secundário trabalha complementado pelo armazenamento primário, que guarda as informações mais frequentemente utilizadas para se economizar o tempo de acesso à memória secundária.
É possível diferenciar memória secundária de outras por dois aspectos: característica não volátil, ou seja, sua capacidade de manter o conteúdo após o corte do fornecimento de energia, e o fato de não precisar se montada antes do uso. Ou seja, ela fica “incorporada”, “acoplada” no hardware.
Memórias secundárias funcionam em meio magnético. Elas não podem ser processadas directamente pela UCP (unidade central de processamento), por isso são secundárias – seu conteúdo é copiado para as memórias primárias e posteriormente processado por outra instância de hardware ou software específico.

Sem comentários:

Enviar um comentário